Envolve encorajar, estimular e permitir que as crianças expressem suas opiniões sobre os assuntos que lhe afetem. Na prática, significa que os adultos devem escutar as crianças e, mais do que isso, considerar as suas opiniões. Engajar as crianças no diálogo e troca permite que elas aprendam formas construtivas de influenciar o mundo ao redor delas. A participação deve ser autêntica e significativa e deve começar com as próprias crianças e adolescentes, com suas expressões, forma de pensar, sonhos, idéias, esperanças... Isto requer, na maioria das vezes, uma mudança radical no comportamento e modo de pensar dos adultos.
Participação infantil é importante porque:
*Pode contribuir para sua formação e para o desenvolvimento de valores, atitudes, habilidades e capacidades para o exercício da cidadania e para a atuação social desde a infância.
*É uma forma concreta de se reconhecer os direitos da criança, sua condição de sujeito social.
*Contribui para o processo de socialização da criança.
*Facilita a convivência entre pais e filhos na família, assim como a execução dos projetos e programas sociais que trabalham para e/ou com crianças.
*Garante o reconhecimento social das crianças e adolescentes e promove o desenvolvimento da sua consciência coletiva como grupo social.
Promover a participação infantil encontra obstáculos e desafios porque:
*Há difundida na sociedade uma visão de infância que enxerga a criança como um objeto, propriedade dos pais, que recebe de forma passiva, como um receptáculo vazio, os conhecimentos passados pelos adultos.
*As relações entre adultos e crianças tendem a ser assimétricas e autoritárias (adulto X criança).
*Há ausência de políticas públicas que facilitem a participação de crianças, especialmente nas esferas de decisão (dentro da família, da escola, da comunidade, etc), bem como o limitado apoio governamental às iniciativas de crianças e adolescentes.
*Inexistência de canais de participação nas estruturas e espaços de socialização em que as crianças atuam.
*Adotam-se enfoques e estratégias metodológicas equivocadas/inadequadas de programas e projetos que não favorecem a participação das crianças e adolescentes.
*
Faltam recursos humanos capacitados para encorajar processos participativos.
Vantagens da participação infantil para a criança:
*Há difundida na sociedade uma visão de infância que enxerga a criança como um objeto, propriedade dos pais, que recebe de forma passiva, como um receptáculo vazio, os conhecimentos passados pelos adultos.
*Ajuda o desenvolvimento de melhores níveis de auto-estima, segurança, autonomia, domínio de habilidades sociais
*Promove o desenvolvimento de capacidades de expressão de sentimentos e idéias.
*Melhora a capacidade de inter-relação pessoal, o diálogo com o adulto, o tratamento de conflitos, a elaboração de propostas, a percepção da sua realidade e senso crítico.
*Contribui para reforçar a integração social das crianças.
*Reforça os valores de solidariedade e democracia.
*Desenvolve habilidades para assumir responsabilidades.
*As crianças e os adolescentes obtêm maior conhecimento sobre seus direitos.
Vantagens da participação infantil para a família:
*Possibilita a construção de canais de diálogos fortalecendo a relação entre pais e filhos.
*Promove uma maior confiança e respeito entre pais e filhos.
*Possibilita que os pais conheçam mais sobre como seus filhos se sentem e pensam.
*Promove o estabelecimento de regras de convivência junto com os filhos.
*Possibilita o maior cumprimento das regras de convivência em casa e fora dela.
*Promove um ambiente familiar mais eqüitativo entre todos os seus membros.
Vantagens da participação infantil para a sociedade:
*Promove relações mais eqüitativas entre adultos e crianças
*Influem nas visões dos adultos e das próprias crianças.
*Cria condições para uma presença maior das crianças e dos adolescentes nas organizações e instituições comunitárias.
*Gera maior apoio governamental às iniciativas das crianças eadolescentes.
*Forma as crianças para o exercício de sua cidadania e liderança.
*Contribui para o desenvolvimento de mecanismos que garantem que as crianças sejam ouvidas e que sua opinião seja levada em consideração.
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